Notícias

21a Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro vai falar sobre Identidade de Gênero

Cartaz da 21ª Parada do Orgulho LGBT Rio 2016

Cartaz da 21ª Parada do Orgulho LGBT Rio 2016

Depois de enfrentar diversas dificuldades para a sua realização, incluindo dívidas originadas pelo não repasse do patrocínio do Governo do Estado nos anos dois anos anteriores, a 21ª Parada do Orgulho LGBT Rio 2016 irá acontecer no próximo dia 11 de dezembro.

Com concentração no Posto 5 da Praia de Copacabana, a Parada organizada pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT oferecerá serviços para a população em tendas a partir das 9h. O esquenta para a saída dos trios, será às 13h.

Neste ano, será abordado o tema do direito à Identidade de Gênero, a favor da aprovação do projeto de lei 5002/13 – Lei João W. Nery – lei de identidade de gênero – de autoria do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), apresentado em parceria com a deputada Érika Kokay (PT-DF). O projeto está baseado na lei de identidade de gênero argentina (“Ley 26.743”), considerada a mais avançada do mundo.

O projeto reconhece a identidade de gênero como um direito e estabelece claramente que tanto a alteração legal do nome e do gênero na documentação pessoal quanto qualquer tipo de intervenção no corpo para adequá-lo à identidade de gênero auto percebida é um direito que só poderá ser exercido com o consentimento legal expresso da pessoa interessada.

Num momento político e ideológico delicado que estamos vivendo no país; onde ondas conservadoras buscam de todas as formas impedir conquistas e diminuir os direitos da população LGBT, deturpando conceitos e ventilando inverdades; ações de visibilidade como a Parada LGBT do Rio são essenciais.

Desta forma, convocamos toda a sociedade de bem, que é a favor da diversidade e respeita o seu próximo do jeito que ele é, a estar conosco no domingo, dizendo em bom e alto som: “EU SOU A MINHA IDENTIDADE DE GÊNERO!!”

Julio Moreira – Diretor Sociocultural do Grupo Arco-Íris.