Mapa do Site
   
  Lei de pensão para parceiros homossexuais
de servidores públicos estaduais
 

 

Governador do Rio realiza cerimônia para sanção da lei de pensão para parceiros homossexuais de servidores públicos estaduais

O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, receberá a comunidade GLBT, autoridades, parlamentares fluminenses e representantes de entidades de direitos de GLBT e Direitos Humanos em cerimônia oficial de sanção da Lei de nº215/07, aprovada pela ALERJ no último dia 15.

O encontro se realizará no dia 31 de maio (quinta-feira), às 15h30min, no Palácio Guanabara, Rua Pinheiro Machado s/ nº. – sede do Governo Estadual.

A lei garantirá o direito de pensão para companheiros (as) do mesmo sexo de servidores públicos homossexuais. O projeto de lei foi apresentado em março pelo Governador Sérgio Cabral e aprovado em regime de urgência em votação única por 40 votos a favor e 15 contra.

Há anos o movimento GLBT vem lutando por esse direito. Em 2002, ele foi aprovado. Em seguida a lei sofreu dois vetos da então governadora Rosinha, tendo sido os mesmos rejeitados pela ALERJ. Ainda assim, o governo do estado naquela época negou-se a reconhecer o direito de várias pessoas. O Tribunal de Justiça do Rio suspendeu em março passado esse direito e a ALERJ o restaurou, aprovando a mensagem do governador.

Acreditamos que a presença de todos (as) é de suma importância para a coroação desta grande vitória, que dependeu da árdua luta e perseverança do Movimento GLBT do Rio de Janeiro.

Em outubro de 2006, o Governador Sérgio Cabral, então candidato ao Governo, assumiu com o Movimento Organizado de GLBT 10 compromissos definidos na "Carta por um Rio sem Homofobia" com ações visando o combate a discriminação e a violência contra GLBT e a promoção da cidadania desse segmento no Estado do Rio de Janeiro. O Governador com a sanção da referida lei coloca em prática um desses compromissos.

Desta forma, o Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual estende o convite do Poder Executivo a todas as pessoas e grupos e ONG comprometidos com a defesa dos direitos dos cidadãos, independentemente de sua orientação sexual e identidade de gênero. Venha celebrar este grande marco na luta do Movimento GLBT pela garantia de direitos iguais para todos os cidadãos brasileiros.

A nossa bandeira do arco-íris, de 124 metros, será estendida no Palácio, celebrando a diversidade e saudando o governador por sua iniciativa.

Venha celebrar essa vitória!

Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual
(21) 2208-2799 | (21) 2238-8292