O grupo Arco-Íris torna público seu balanço da 19ª edição da Parada do Orgulho LGBT – Rio, que aconteceu no domingo (16), em Copacabana.

COMUNICADO À COMUNIDADE LGBT, SOCIEDADE E IMPRENSA:

 O grupo Arco-Íris torna público seu balanço da 19ª edição da Parada do Orgulho LGBT – Rio, que aconteceu  no domingo (16), em Copacabana.

 _DSC1719

“A 19ª Parada do Orgulho LGBT – Rio, como todos os anos, pautou os direitos da população LGBT através de uma grande demonstração de respeito à diversidade. Tal como a típica descontração e irreverência dos participantes da marcha, vários serviços estiveram disponíveis como, pela primeira vez, a testagem rápida de hepatites e HIV com aconselhamento. Além disso, participações memoráveis: a cantora Rita Benneditto e a atriz Letícia Spiller, caracterizada como a drag queen Rochanna, sua personagem no filme ‘O Casamento de Gorete’. Lembrando os casos de homofobia e a importância de combatê-los, o pai do jovem Lucas Fortuna, assassinado em 2012, homenageou a memória do filho e pediu que outros pais ‘saíssem do armário’.

 Mas, infelizmente, uma situação que vem atingindo a cidade chegou até o evento: a problemática da segurança pública. A coordenação da Parada realizou reuniões com os órgãos públicos da esfera municipal e estadual, incluindo a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Mas, infelizmente, observamos que não foi possível coibir, em sua totalidade, furtos, roubos e brigas. Reiteramos que cumprimos todas as exigências de segurança que são requeridas para a realização de eventos públicos de grande porte. Entre as ações de nossa responsabilidade esteve a contratação de um grande quantitativo de agentes de segurança, mas que atuam no campo da segurança patrimonial e dão suporte a situações de risco ao evento. É importante ressaltar que a questão da violência no Rio de Janeiro, tanto quanto um problema de segurança pública, é também consequência das desigualdades que permeiam a sociedade.

 O Grupo Arco-Íris se coloca à disposição para novos esclarecimentos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *